quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Banner pousada Bela Aurora

3 comentários:

  1. Caro Weder,

    gostei bastante dos seus trabalhos pois eles se enquadram numa categoria à qual eu me identifico. Tenho umas dúvidas em relação à confecção deles e à estrutura comum para quem trabalha assim.

    1) É comum utilizar-se de imagens encontradas na Web para realizar a montagem dos trabalhos.

    2) Não sei se é o seu caso, mas é viável trabalhar com as duas linhas, produção visual e impressão, ao mesmo tempo? Não costumo observar estabelecimentos que façam as duas coisas.

    3) Você faz tudo ou trabalha em equipe?

    4) Sei que este é um parâmetro que varia bastante, mas em geral como se faz a cobrança pelo serviço (ex.: Os panfletos)? Por tamanho, recursos utilizados, em cores ou preto/branco. O cliente recebe uma cópia digital do trabalho ou somente a imagem pronta sem recursos para edição?

    Eu venho aos poucos(ñ é minha atividade prioritária) estudando photoshop, mas me interessei muito pelo Gimp e a julgar pelos trabalhos prestados e vistos no mercado vejo que a maior parte deles, pelo visto, é realizável com o programa.

    Att.,

    Renato

    ResponderExcluir
  2. Olá Ranato,

    Obrigado pelo contato e pelo elogio.

    Pergunta 1:
    Você pode usar, desde que faça uma pesquisa avançada.
    No Google e no Flickr existem opções de pesquisa avançada, onde você seleciona "imagens com direitos", por exemplo Creative Commons, com licenças para modificações ou uso comercial. Só tome cuidado com o Flickr, eu percebi, recentemente, que você deve refazer toda a configuração para cada pesquisa. Se você pesquisar, por exemplo, "laranja" com os filtros ativados e depois mudar para "abacate" sem alterar esses filtros ele irá pesquisar qualquer imagem, mesmo sem licença. Outro detalhe que você tem que observar é o tipo de licença, pois mesmo que seja para uso comercial, às vezes você tem que inserir o nome do autor da foto na arte.
    Outras opções são os bancos de imagens, como o Dreamstime, que, além de possuir preços bons, você tem direito a algumas imagens free.

    Pergunta 2:
    Na verdade você não precisa, necessariamente, trabalhar com várias linhas de produção. O que você pode fazer é parceria. Nós procuramos resolver o problema do cliente, e para isso temos parcerias com gráfica, serralheria, empresas de comunicação visual, entre outras. No mercado atual, ninguém vive sozinho e é dividindo que todo mundo ganha. Além disso, as pessoas tem cada vez menos tempo, então se elas encontram uma empresa que vai resolver "tudo" pra ele, com certeza essa terá sua preferência.

    Pergunta 3:
    Aqui somos em duas pessoas, eu e minha esposa.
    Ela fica mais na área burocrática, administrativa e atendimento, mas me ajuda quando necessário.
    Eu fico mais com a parte de arte. Nessa área eu faço desde o design gráfico até as animações 3D que você no blog.

    Pergunta 4:
    Rapaz, valor é uma coisa muito relativa. Tamanho não serve como parâmetro, isso seria mais para uma gráfica. Você pode, por exemplo, ter muito mais trabalho ao criar um panfleto do que um cartaz. Você tem que analisar, aproximadamente, quanto tempo vai gastar. Na internet você encontra muitas dicas sobre valores X horas. Você pode também calcular quanto tempo em média gasta para cada tipo de serviço e criar uma tabela.
    Não costumo enviar arquivo aberto não. Geralmente, nossos cliente querem o trabalho pronto, seja um adesivo, placa ou impresso em gráfica. Nestes casos, envio os arquivos fechados para impressão e o cliente já pega o serviço pronto.

    Quanto aos softwares, cuidado com os comentários na internet, tando do lado do PhotoShop quanto do Gimp. Quem faz a arte é o artista e não a ferramenta. Existem recursos que não estão presentes no Gimp e que podem fazer falta para alguns artistas, porém o Gimp também possui facilidades que, no PS, você tem que dar voltas para fazer o mesmo processo.
    Um outro exemplo, a ferramenta que retira um objeto da foto e "completa" o fundo. A Adobe lançou essa ferramenta no PS5 como uma novidade monstruosa, mas o Gimp já possui o plugin Resynthesize desde 2005 e que tem a mesma função.
    Conclusão, você vai sentir falta de alguns recursos do PS no Gimp, mas vai encontrar outras funções que o PS não possui. Sem falar que o trabalho final vai depender mais do seu capricho e dedicação do que, simplesmente, do software. Decida-se pelo que você se identifica mais, seja ele o PS ou Gimp, quem tem que escolher e se adaptar é você, ok?

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Voltei para agradecer pelas respostas. O plugin por coincidência eu já havia instalado na versão que utilizo que é a 2.6 .

    Já possuo vários tutoriais, alguns vídeos também e em relação a época na qual fiz as perguntas confesso que melhorei muito na parte do entendimento do programa e uso de ferramentas, mas me considero "verde" ainda. Vou juntando um conhecimento aqui, outro ali e descobrindo para que serve um filtro e outro, além da curiosidade própria. Esta parte mais burocrática e as parcerias também são muito importantes e vitais e seus comentários me ajudou bastante. Eu vejo, em meu caso, a atividade inicialmente como um hobby, mas que posteriormente pode virar uma fonte de renda futura.

    Eu diria que estou me "capacitando" para isso. Passei a ter curiosidade de usar o Blender também... enfim o tempo vai melhorando as habilidades com as ferramentas e o trabalho final vai depender da pessoa mesmo já que "ferramentas" são apenas "ferramentas".

    Parabéns pelos trabalhos. Vez por outra devo passar por aqui para acompanhar e aprender mais. Mais uma vez obrigado.

    Abraço!

    ResponderExcluir